sábado, 26 de março de 2011

Vaidade

Acredito que o pior dos Pecados Capitais é a “Vaidade”, não falo da necessidade do ser humano em sentir-se belo, atraente, mas da vaidade do poder, da conquista, de sobrepujar o semelhante.
Recentemente, estava aguardando o inicio de uma reunião e testemunhei a vaidade de um cara que se acha o “Ser Supremo”, humilhar e constranger um companheiro que esteve ao lado dele em vários momentos de disputa, se este companheiro atingido de forma cruel e desumana, errou, não cabe a mim esta avaliação. Porém testemunhei uma agressão verbal pública e não ficarei quieta. NINGUÉM tem o direito de humilhar, constranger, mesmo que atualmente esteja investido como “autoridade eleita”. O que é isso? Senão excesso de vaidade, do sabor de subjugar o próximo. VAIDADE, sim, pois com esta atitude considera que agrada o público presente ou pior, que é uma maneira de impor respeito. A mim isso é uma forma covarde de tentar mostrar poder e força atacando e causando medo, Maquiavel explica isso no livro “A Arte da Guerra”.
O gosto de ter o “poder da caneta”, suscita o prazer de ter o destino de muitas vidas sobre seu julgo, várias guerras começaram somente pela vaidade do ser humano, poderíamos discorrer sobre as muitas vidas perdidas por causa deste Pecado Capital.

A vaidade parece ser um pecado fútil e quase inofensivo, porém promoveu as maiores atrocidades causadas pelo dito “Ser humano”. Não somos apenas espectadores da nossa história, e sim atores, portanto compete a nós repelirmos este tipo de pratica diariamente.

Um abraço
Lidiângela

5 comentários:

  1. Vaidade

    “O homem, pois, em grande número de casos,é o causador de seus próprios infortúnios; mas, em vez de reconhecê-lo, acha mais simples, menos humilhante para a sua vaidade, acusar a sorte, a Providência, a má fortuna, a má estrela, ao passo que a má estrela é apenas a sua incúria.”

    triste eu diria nogento.
    sei de quém falas e acho mais nogento ainda.

    ResponderExcluir
  2. A vaidade, sempre ela a despertar as piores atrocidades, que chegam a derrubar reinos... é isso aí, sei bem das pessoas a quais se refere.O que me deia calma, é que todo império cai com um rei vaidoso.

    ResponderExcluir
  3. Sabe, estas pessoas que buscam doentia-mente o poder, se possuíssem o poder que buscam, seriam um anti-cristo, do tipo Hitler, Stalin... ,mas pensando bem eles o são, apenas passam de forma despercebida por alguns, pelo fato de sua fatia de poder ser limitada, ou seja, na proporção de seu poder fazem tanto mal como aqueles que se caracterizam por tentar acabar com a humanidade!

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga,tem uma frase que alguém especial sempre falava : "Dê poder para um homem e assim, só assim saberás que ele é verdadeiramente.
    O pior é que ainda são vistos como cordeirinhos, bonitinhos e com a tosa em dia!

    ResponderExcluir
  5. essa eu prefiro não comentar pois me indigno cada vez em q penso nesse assuto...cansei de ouvir blablabla..por isso eu faço com etica..para não me desepcionar depois

    ResponderExcluir